Bangkok, a vibrante capital da Tailândia, é famosa por seus templos magníficos, verdadeiras joias culturais e espirituais. Para ajudar você a aproveitar ao máximo sua visita, selecionamos alguns dos templos que consideramos imperdíveis. Assim, você poderá explorar essas atrações icônicas da cidade sem se sentir sobrecarregado, já que visitar muitos templos em sequência pode tornar o roteiro um pouco cansativo.
Templo de Golden Mount
Visitamos o templo quando uma pequena parte dele estava em reforma, mas isso não tirou a beleza do local. Também conhecido como Wat Saket, é um dos mais antigos de Bangkok. Localizado no topo de uma colina construída para ele, além do charme do próprio templo, você consegue ter lá de cima uma vista fantástica da cidade!
Um detalhe chamou nossa atenção logo ao chegar no templo: para acessar os banheiros do local, era necessário tirar os calçados e ir descalço ou usar o chinelinho de borracha disponibilizado. A prática de tirar os calçados para entrar nos templos é comum na Ásia, mas não esperávamos essa situação na entrada do banheiro.
Para acessar o topo do templo, você sobe uma escadaria repleta de pequenos jardins e fontes de água. A subida se torna fácil, pois há muita coisa linda para ser contemplada no caminho! A flor de lótus, que tem um significado especial para os budistas, ligado à pureza espiritual, também é encontrada nesses jardins que circundam a escadaria.
No topo, você encontra estatuetas de vários budas, cada um representando um dia da semana e o respectivo mantra. Existe também uma cor para cada dia da semana, empregada durante cerimônias, vestimentas e outros rituais da religião.

Templo do Buda de Esmeralda
O Buddha de Esmeralda ou Wat Phra Kaew é o principal monumento localizado dentro do Grand Palace. O lugar era utilizado como residência oficial de vários reis no passado e hoje é uma atração turística. O palácio é enorme e tem muita coisa bacana para ser visitada lá dentro, mas o Buda de Esmeralda acaba sendo a principal atração. Apesar de parecer pequena de longe (66 cm de largura e 48 cm de altura), o que dá à ela toda sua grandiosidade é o fato de ser esculpida em uma única peça de quartzo verde. Dentro do templo, não é permitido tirar fotos, então fico devendo aqui pra vocês uma foto autoral rs.

Templo do Amanhecer
O Templo do Amanhecer (ou Wat Arun) é outro que vale a pena ser incluído na visita. O local fica às margens do rio Chao Phraya e fica ainda mais majestoso no nascer e no pôr do sol. Visitamos o local no final do dia e realmente apreciar o pôr do sol dali é espetacular! A torre central tem 82m de altura e é toda revestida por porcelana colorida, e quando o sol bate na superfície, o efeito criado é encantador.
Ao lado do templo, você encontra um pier com acesso aos barcos expressos que cruzam de um lado para o outro do rio. Aproveite o momento do pôr do sol para apreciar o templo do outro lado do rio, tendo uma vista ainda mais icônica do local no entardecer!

Dicas Importantes
- Vestimenta: A maior parte dos locais pede que você esteja com os ombros e joelhos cobertos, portanto, é importante estar vestindo calças ou vestidos ou saias longas, bem como blusa com manga (que não seja regata). Muitos visitantes acabam não se informando antes e se rendem à compra das conhecidas calças compridas com estampa de elefantes, que são vendidas aos montes nas portas dos templos. O improviso rende modelitos interessantíssimos (rs), e pode acabar custando muito mais caro do que as calças realmente valem.
- Filtro Solar e Água: Bangkok é quente e grande parte das atrações exige que você fique exposto ao ambiente externo.
- Calçados Fáceis de Tirar: Você terá que tirá-los muitas vezes para entrar nos templos.
- Respeito aos Costumes: Os pés são considerados a parte mais suja do corpo, por isso, jamais devem ser apontados para a imagem de um Buda. Normalmente, as pessoas ficam ajoelhadas nos templos.
Espero que essas dicas ajudem você a aproveitar ao máximo sua visita aos templos de Bangkok! 🌟
