Sabores da Tailândia: Pratos Típicos que Você Precisa Provar

Quem tem o sonho de conhecer a Tailândia, certamente já ouviu falar que, além de ser a “terra dos sorrisos”, o lugar também sempre é relembrado pelos turistas pela sua culinária. E quem acompanha o blog sabe que a comida é, para nós, um dos principais traços culturais de uma nação e é por isso que sempre fazemos questão de explorar muito bem esse universo quando estamos viajando! 

Nesse post, quero contar um pouquinho sobre os pratos típicos Tailandeses e o que os sabores deste país nos reserva! 

Pad Thai

Acredito que esse seja um dos pratos mais internacionalmente conhecido e renomado do país. A base do prato costuma sempre ser o macarrão de arroz, que fica com um aspecto transparente depois de cozido. A proteína costuma ser a principal variável a ser escolhida, podendo ser de camarão, frango ou porco. E aqui já vai um detalhe interessante do lado oriental do mundo: você muito raramente encontra carne bovina nos pratos regionais. As proteínas predominantes costumam ser as dos peixes ou então suína ou de frango mesmo. Outro adereço muito frequente nos pratos são os amendoins e a, claro, a pimenta! E aqui vai outra dica importante: o pessoal tem uma boa resistência ao consumo de pimenta, por isso se você não é um grande fã ou não está habituado, fica a dica de sempre pedir o prato não apimentado ou com pouca pimenta (correndo ainda assim o risco, porque muitas vezes o pouco deles ainda é muito para nós rs). 

O prato tem um equilíbrio entre o doce e o salgado e costuma agradar amplamente os mais diversos paladares. 

Pad Tai com camarões, acompanhando amendoim e um limão para adicionar à gosto!

Som Tam

A Som Tam é uma salada de mamão verde ralado e, além de deliciosa, é outro prato icônico também. Sinceramente, tentei reproduzir ela por aqui, e encontrar o ingrediente base para a salada – o mamão verde – acabou sendo um desafio que não consegui superar rs. Isso porque o mamão realmente precisa estar ainda verdinho, pois ele é servido ralado e sua textura é crocante, então qualquer grau de “maturação” da fruta vai impedir o preparo. 

A salada, assim como o Pad Thai, também brinca com o doce/salgado/picante. Ela leva normalmente,  além da base de mamão verde ralado, tomate, amendoim, pimenta, suco de limão e outros adereços que variam da preparação de cada casa. 

A salada é deliciosa e foi uma pedida frequente para nós durante todo o período por lá! 

Massaman Curry

O curry é bastante presente na preparação de vários pratos na Tailândia. Esse prato com influência claramente indiana, é muito agradável e envolve, além do uso da pasta de curry (uma base de tempero feito com a mistura de várias especiarias como cominho, coentro, cravo, noz-moscada, canela e cardamomo), o leite de coco, amendoim, batatas e uma proteína (nós acamados optando pela de frango). O prato é muito saboroso e equilibrado e normalmente é servido com arroz, para que seu molho possa ser saboreado com uma base mais neutra. É um prato que também brinca com a lembrança adocicada ao paladar, já que usa o leite de coco e todas as especiarias do curry na mistura. É bem gostoso e vale a pena provar! 

Massaman curry, com acompanhamento de arroz basmati (ao fundo).

Khao Pad

O Khao Pad, simplificando, se trata de um arroz frito. Como já deu para perceber, o arroz é um ingrediente muito presente na mesa Tailandesa e a diversidade da sua preparação é grande! Nesse prato a base costuma ser a do arroz jasmine, um arroz muito aromático e muito consumido por lá também (e que se tornou o nosso queridinho aqui em casa também). O arroz é preparado misturando ovos, uma proteína, vegetais e os molhos e especiarias. Normalmente estão presentes a pimenta, o suco de limão e um molho de peixe e de soja, que dão uma cor mais escura ao arroz. O prato acaba quase sendo como um grande “refogado” de arroz, onde o arroz já cozido e preferencialmente frio (para que não se desmanche durante a preparação), é adornado com todos os ingredientes que comentei acima e o que mais a criatividade do cozinheiro permitir. É muito comum que seja servido dentro de um abacaxi, o que dá um charme todo especial. O abacaxi, inclusive, pode ser usado como um adereço do prato e que fica bem gostoso! 

Khao Pad servido em um abacaxi. Adorável apresentação!

Gaeng Keow Wan 

Aqui está ele de novo – o curry – mas nesse prato, sua preparação é um pouco diferente, levando pimentas verdes, capim limão, manjericão e folhas de limão kaffir (um limão diferente do nosso, com casca mais grossa), o que confere a ele uma cor esverdeada, por isso, em uma tradução, esse seria o prato de curry verde. Sua preparação costuma ser parecida com a do Massaman curry, levando também leite de coco e uma proteína a ser escolhida. Apesar de parecer um prato intenso pela sua lista de ingredientes, o curry tem um sabor bastante leve e agradável e também costuma ser servido com arroz para melhor aproveitamento do seu delicioso molho.

Kai Med Ma Muang

Esse prato é o frango com castanha de caju. Sinceramente, o prato é um pouco auto explicativo rs. Se trata de um frango marinado, normalmente em molho de ostra e soja, que depois é salteado com castanhas de caju torradas e vegetais que acompanham o prato, como pimentão, cebola, e outros que podem ser agregados. O prato fica muito suculento e saboroso, e também acaba tendo aquele mix de doce/salgado/picante dos pratos tailandeses e, assim como os demais, é acompanhado pelo arroz.

Se você é um amante da boa comida e está planejando uma viagem para a Tailândia, prepare-se para se deliciar com uma infinidade de sabores e texturas. E se ainda não teve a oportunidade de visitar, que tal tentar recriar alguns desses pratos em casa? A culinária tailandesa é acessível e adaptável, permitindo que você traga um pedacinho da “terra dos sorrisos” para a sua cozinha.

Se você que explorar mais fotos e experiências gastronômicas de nossas viagens, confira o @vistoaventura no Instagram! Lá postamos ainda mais fotos e conteúdos legais para complementar a sua experiência de viajar por esse mundo conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima