O que fazer em Mendoza – além das vinícolas

Quero te contar um pouco mais sobre o que fazer em Mendoza, se você está planejando uma viagem para a cidade ou região e quer explorar além das famosas vinícolas, um pouco do que a cidade tem para oferecer, seja nos dias de programação off de vinícolas, ou mesmo passeios no final do dia, ao retornar dos passeios nos arredores da cidade. 

Passeio Peatonal Sarmiento

Este é um dos lugares mais gostosos da cidade e pode ser um excelente ponto de partida para conhecer outras atrações de Mendoza, que ficam ali pertinho. 

O passeio é perfeito para quem gosta de caminhar, fazer compras e aproveitar uma boa refeição ao ar livre.

O que fazer em Mendoza - Passeio Peatonal Sarmiento - várias opções de restaurantes, cafés e gelatos.
Passeio Peatonal Sarmiento – várias opções de restaurantes, cafés e gelatos.

O Passeio é um trecho de três quadras, exclusivo para pedestres, que liga a Plaza Independencia à Avenida San Martín. É um verdadeiro oásis urbano, com grandes árvores que proporcionam sombra, gazebos aconchegantes e uma infinidade de bares e restaurantes com mesas ao ar livre. Aqui fizemos algumas paradas para saborear as empanadas argentinas, além de um gelato argentino maravilhoso – essas dicas você pode conferir aqui.  No caminho, você encontrará uma variedade incrível de cafés e restaurantes, que vão oferecer desde pratos típicos argentinos até opções internacionais. A Sarmiento se estende para sua área que não é exclusivamente Peatonal, e vale a pena estender o passeio por mais algumas quadras, para conhecer a infinidade de opções que o lugar tem para oferecer. 

Praças

Pertinho da Peatonal Sarmiento você consegue acessar algumas das Praças mais gostosas da cidade. Todas essas praças foram construídas após o devastador terremoto de 1861 que destruiu grande parte da cidade de Mendoza. Elas fazem parte do plano de reconstrução da cidade, que incluiu a criação de uma praça central, a Plaza Independencia, e quatro praças menores em torno dela. 

Cada uma dessas praças homenageia um país diferente e que teve papel importante nas relações internacionais de Mendoza: a Plaza España celebra a herança espanhola e a amizade entre Argentina e Espanha, com monumentos e frisos que retratam cenas históricas importantes; a Plaza Italia homenageia a Itália e a forte ligação cultural entre os países (abençoado seja o gelato de doce de leite, rs); e a Plaza Chile, que foi nomeada em agradecimento ao apoio médico prestado pelo Chile após o terremoto de 1861.

Todas elas acabam evidenciando o estilo arquitetônico de cada um dos países e são muito agradáveis para um passeio a pé. 

A Plaza Independencia, que fica centralizada em relação a elas, é uma praça enorme, do tamanho de quatro quarteirões, cheia de fontes lindas, árvores imponentes e muita vida cultural. No entorno dela estão o Museu Municipal de Arte Moderna e o Teatro Municipal e você também pode aproveitar as feirinhas de artesanato e os quiosques de comidas típicas. Nos fins de semana, a praça ganha vida com apresentações artísticas e shows de música e teatro. É um lugar vibrante e cheio de energia! Lá você também pode assistir aos espetáculos de águas dançantes na fonte central. Este show combina luzes e música, criando uma experiência mágica para os visitantes. O espetáculo dura cerca de 10 minutos e acontece várias vezes por semana, geralmente às quintas, sextas, sábados e domingos. Os horários podem variar, mas normalmente as apresentações ocorrem à noite, por volta das 21h, 21h30 e 22h. 

O que fazer em mendoza - Lindas árvores na Plaza Independencia
Lindas árvores na Plaza Independencia

Las Heras

A Avenida Las Heras é uma das ruas mais movimentadas de Mendoza e onde você consegue encontrar turistas e moradores locais durante todo dia e à noite também. A avenida tem uma vibe diferente dependendo da hora do dia. Durante o dia, é perfeita para compras e passeios. À noite, os restaurantes e bares ganham vida.

Se o seu objetivo é o de compras e até mesmo comprar algum souvenir para levar pra casa, a Las Heras pode ser o local ideal. Lá você encontra uma infinidade de lojas que vendem itens do dia-a-dia para o moderador local, até lojas com artigos mais locais, como adagas, artigos de couro e chocolates e doces artesanais. 

O que fazer em mendoza - Avenida Las Heras - com suas majestosas árvores. Ótimo local para compras e também passear pela cidade!
Avenida Las Heras – com suas majestosas árvores. Ótimo local para compras e também passear pela cidade!

Enquanto estiver cruzando a Avenida, você também tem a possibilidade de conhecer o Mercado Central e Mendoza. É um mercado muito antigo da cidade, inaugurado em 1883, e tem produtos deliciosos. Tem vários locais vendendo doces, queijos, embutidos, especiarias, azeites, cervejas, vinhos… enfim, é uma boa parada também para abastecer a sacola de produtos locais para levar um pedacinho de mendoza para casa (e por que não dar uma abastecida na barriga também, provando algum produto regional?).

Parque General San Martín

O Parque General San Martín é uma atração imperdível de Mendoza. Ele é o pulmão verde da cidade e um verdadeiro refúgio para quem quer escapar do agito da cidade. O mais gostoso do parque é se perder nele e explorar as diferentes áreas e surpresas que ele reserva. 

Com um majestoso lago onde você pode ver pessoas praticando remo, a charmosa Fonte dos Continentes inspirada nos Jardins de Luxemburgo, e vários food trucks servindo delícias locais, o parque é perfeito para um dia de exploração e relaxamento.

Do ladinho da fonte (e em vários outros pontos do parque), você encontra vários food trucks servindo café, doces, vinhos e outras delícias. É um combo perfeito para curtir um momento agradável no parque. Ali perto também acontece a Feira de Artesãos, com vários produtos locais: tem desde incenso (toda vez trago alguns de lá para casa!), itens decorativos para casa, roupas – para humanos e doguinhos também, bolsas, lenços, entre vários outros artigos que te convidam a fazer uma comprinha e levar mais um pedaço dessa área encantadora de Mendoza com você. 

O que fazer em Mendoza - Parque General San Martín - paisagem deliciosa, food trucks e feirinha de artesanatos.
Parque General San Martín – paisagem deliciosa, food trucks e feirinha de artesanatos

Lá você também vai encontrar o Rosedal, que tem cerca de 500 espécies de rosas, e é rodeado de esculturas, banquinhos e áreas de descanso. É um lugar encantador para passear e apreciar a beleza das flores. 

Você pode esticar um pouco mais o passeio e ir até o Cesso de la Gloria, um ponto mais alto, no final do parque, onde você consegue ter uma vista panorâmica da cidade – esse eu confesso que acabei não visitando ainda, mas se você for, me conta aqui nos comentários para saber se eu encaixo no roteiro da próxima visita à cidade. 

Palmares Open Mall

O Palmares Open Mall fica localizado em Godoy Cruz e acaba ficando na rota de retorno para quem esteve na região conhecendo as vinícolas ou ainda esteve em passeio de alta montanha na região (contei sobre esse passeio nesse post aqui). Este centro comercial ao ar livre é super estruturado e oferece uma experiência bem legal para compras e lazer. Com mais de 155 lojas, incluindo diversas opções gastronômicas, cinemas e até um centro médico, o Palmares é o lugar perfeito para passar um dia agradável ou ainda, dar uma passada no fim do dia para escolher um dos excelentes restaurantes localizados no Mall para encerrar o dia. Existem restaurantes bem legais ao ar livre, cercados por palmeiras. Dá para escolher uma mesa legal, desfrutar de um bom vinho enquanto observa o movimento. O Palmares Open Mall combina conveniência e charme e é uma boa pedida! 

Dicas para Aproveitar ao Máximo

  • Leve uma câmera (celular bem carregado!): Há muitos lugares bonitos para fotografar, desde as esculturas até as vistas panorâmicas.
  • Use roupas confortáveis: Apesar das atrações serem próximas umas das outras, há muito para explorar, então esteja preparado para caminhar.
  • Explore as lojas locais: Desde artesanatos até produtos de couro e comidinhas gostosas, há muitas opções para levar uma lembrança especial de Mendoza.
  • Aproveite a gastronomia: Não deixe de experimentar os pratos típicos argentinos nos restaurantes e food trucks ao longo do dia. 
  • Visite durante o dia e à noite: Os parques e avenidas tem uma vibe diferente dependendo da hora em que são visitados. Se for possível, encaixar uma segunda visita durante o dia ou à noite. 

Mendoza é muito mais do que apenas vinícolas. A cidade oferece uma variedade de atrações que vão desde passeios tranquilos pelo Passeio Peatonal Sarmiento até a vibrante Avenida Las Heras. As praças, como a Plaza Independencia, Plaza España, Plaza Italia e Plaza Chile, são verdadeiros tesouros históricos e culturais que merecem ser explorados. E não podemos esquecer do Parque General San Martín, um refúgio verde que proporciona momentos de relaxamento e diversão.

Cada canto de Mendoza tem algo especial para oferecer, seja você um amante da natureza, um entusiasta da história ou simplesmente alguém em busca de boas experiências gastronômicas e culturais. Espero que essas dicas ajudem você a aproveitar ao máximo sua visita a esta cidade encantadora.

Então, prepare suas malas, coloque um calçado confortável e venha descobrir tudo o que Mendoza tem a oferecer além das vinícolas. Tenho certeza de que você vai se apaixonar por cada detalhe, assim como eu!

1 comentário em “O que fazer em Mendoza – além das vinícolas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima