As comidas exóticas do lado oriental do mudo costumam mexer com o imaginário dos viajantes e despertar a curiosidade de todos! Conosco não foi diferente e provar alguma “especialidade culinária” asiática sempre esteve na minha lista de desejos a serem realizados.
Quando estive na Tailândia tive a oportunidade e não pude deixar passar! Quero contar mais pra você sobre essa experiência nesse post!
Khao San Market é o local em Bangkok onde você encontra de tudo: barraquinhas vendendo comidas exóticas, barzinhos, música alta, lojinhas de roupa, casas de massagem, conveniências, ou seja, de tudo um pouco. A atmosfera do lugar é super agitada – quase caótica – mas é um lugar legal pra se conhecer em Bangkok!
Foi lá que me arrisquei na culinária exótica e onde tive a oportunidade de provar grilo e escorpião!
A variedade de opções é muito grande: tem inúmeros tipos de larvas, insetos cujos nomes eu desconheço, além de espécies maiores, como carne de cobra, vendida no espetinho rs, e de jacaré.
Fui singela na minha escolha, provando o item que para mim parecia o mais “tranquilo” da lista.
Começando pelo grilo…
No meu cardápio inicial a entrada escolhida foi o grilo. Comprei uma porção deles, que vinham com 3 unidades, que foram entregues em um saquinho. Eles são servidos bem temperadinhos e são fritos. A vendedora me orientou a arrancar as patinhas e comer somente a parte “central” deles. E assim, tomei coragem e provei a iguaria. Honestamente, o gosto não é desagradável. Aos que me perguntam “tem gosto de que?”, sempre respondo que a minha memória de paladar me remete àquele grão de pipoca que não estoura e fica no fundo da panela, com o temperinho concentrado que foi usado na pipoca.

Gostei da experiência, tanto que comi dois dos bichanos e o terceiro, encorajei o meu marido a provar também.
E foi assim, depois de encararmos e até gostarmos da experiência, que partimos para a segunda “iguaria” e,
e então veio o Escorpião…
a base da preparação dele é a mesma – também é frito – mas diferente do grilo, o escorpião acaba sendo mais carnudo, então ao mastigá-lo, você acaba tendo mais conteúdo na boca.
Eles são servidos em formato de espetinho, então você paga por unidade comprada. Na hora de servi-lo, a vendedora da barraca agrega um molhinho extra, creio que para deixar o prato mais saboroso.

Na boca a textura também é crocante e o gosto acaba sendo o dos temperos agregados, assim como o grilo, mas no final, ele deixa um certo gosto residual na boca, um pouco amargo.
A prova das especiarias acaba chamando a atenção de outros turistas que passam pela rua, mas tem receio de se aventurar. Eles questionam sobre a experiência e com o olhar de desconfiança, custam a se entregar ao desafio gastronômico.
Por fim, deixo a conclusão aos corajosos que quiserem se aventurar: podem apostar no grilo e no escorpião! Vale a experiência divertida e a história para contar!
Ficou curioso para ver mais imagens dessa aventura? Siga-nos no @vistoaventura e veja mais imagens dessa e de outras aventuras pelo mundo!
