Café da Manhã no Japão: Sabores e Tradições

Já pensou em comer uma saladinha de alface com repolho e milho para o café da manhã? E talvez uma sopinha, com um peixe grelhado e arroz pra acompanhar? 

Para nós que vivemos no lado ocidental do mundo, onde o café da manhã costuma ser farto de frutas, cereais, pães, leite, iogurtes, queijos e outras opções que fazem parte do dia-a-dia, um cardápio como esse pode ser bem peculiar. Mas saiba que ele é fortemente presente na cultura japonesa e nós fizemos questão de embarcar nessa rotina alimentar quando estivemos visitando o país. E é sobre isso que quero contar um pouco mais pra você nesse post! 

Nossa primeira cidade visitada do nosso tour pelo Japão foi Tóquio. E logo no primeiro café da manhã nos deparamos com muitas “novidades” no cardápio. Ansiosos por mergulhar na cultura japonesa, logo nos arriscamos em montar um menu tipicamente japonês. 

Na mesa de buffet encontramos uma série de elementos novos, que foram dia-a-dia sendo incrementados e incorporados na nossa rotina de café da manhã por lá. Algumas das coisas que encontrávamos no buffet:

Gohan (arroz branco): é o arroz que conhecemos aqui como o “de sushi”, mas com a diferença de ter uma preparação ainda mais neutra do que estamos acostumados por aqui. Desconfio que ele acabava levando nenhum (ou quase nenhum),sal na sua preparação. 

Resultado de um de nossos cafés da manhã em Tóquio, selecionando e montando com opções do buffet.
  • Misoshiru (sopa de missô): essa também conhecemos aqui no Brasil pela sua presença em muitas casas de comida japonesa. Ela é servida pertinho de uma série de “adereços” que podem ser adicionados a ela, como a alga wakame, que vem desidratada e, ao ser colocada em contato com a sopa, aumenta muito de tamanho; e a negi (ou cebolinha), que pode ser servida fresca ou desidratada também. 
  • Yakizakana (peixe grelhado): pequenos pedaços de peixe, normalmente o salmão, são servidos para montar a composição do prato. 
  • Ovos (e muitas preparações): depois de visitar mais de 50 países, meu veredito até então para quem mais entende de preparação de ovos é, sem dúvida, do japonês! Eles simplesmente sabem fazer preparações únicas com os ovos, que vão desde “a omelete perfeita”, até os ovos marinados e o omelete adocicado. Deixa eu explicar melhor cada um deles pra vocês: 
  • Ajitama: são ovos cozidos em um degradê perfeito – laterais mais bem cozidas, mas a parte central da gema, ainda mole. Esse ovo é deixado marinando em uma mistura de shoyu, mirim (um saquê adocicado) e dashi (que é um caldo de peixe). O ovo fica com uma cor mais escurecida e um sabor delicioso! É de dar água na boca só de lembrar! 
  • Tamagoyaki: aqui temos uma preparação de ovos adocicados. Eles são batidos junto com açúcar, sal, molho de soja, dashi e mirin. Você encontra ele servido desde o café da manhã até na preparação de niguiris. 
  • Omelete (omurice): omurice é o nome do prato completo onde esse omelete com centro perfeito é servido. Ele consiste numa preparação de omelete com o centro bem cremoso. Eu sei que falando talvez não parece nada especial, mas eu garanto, que é simplesmente sensacional. 
Café da manhã japonês
Omelete com a qualidade de preparação japonesa impecável!
  • Tsukemono (conserva de vegetais):  rabanetes, pepinos, e outros que eu não descobri até hoje! A variedade de vegetais em conserva para compor o prato é grande! Alguns tem um sabor mais intenso (que para mim muitas vezes acabava ficando muito pesado para o café da manhã), outros mais suaves, que acompanhavam muito bem o gohan! 
  • Natto (soja fermentada): certamente se você é um curioso da culinária oriental já deve ter se deparado com algum conteúdo na internet onde o pessoal mistura um potinho com uma “gosma pegajosa”, sabe? Esse é o tal do natto, ou soja fermentada. Provei algumas durante a viagem… algumas com sabor mais suave, outras com sabor mais intenso. Confesso que essa especiaria acabou não entrando no rol das minhas comidas prediletas. 

Todas essas opções eram muito frequentes nos buffets de café da manhã dos hotéis em que nos hospedamos. Mas, falando de café da manhã ainda mais genuíno do que essas opções, são os menus servidos nos “ryokans”, que são as hospedagens tipicamente japonesas com uma imersão cultural completa! Nós também passamos duas noites em uma dessas hospedarias e também vai ter post aqui no blog contando tudo pra vocês! 

Confesso que depois de relembrar de tantas coisas gostosas, bateu aquela saudades do café da manhã no estilo japonês!

Pra quem ficou curioso para ver, em imagens, como funciona tudo isso, é só seguir nosso Instagram @vistoaventura, onde compartilhamos muitas fotos incríveis das nossas aventuras gastronômicas e culturais pelo Japão. Não percam a chance de conferir mais imagens e se inspirar para a sua próxima viagem! Até a próxima e nos vemos por lá! 🍣📸✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima