Que tal ir até a Argentina de carro? A Argentina é um destino muito procurado por brasileiros, e Mendoza, em especial, é um destino muito frequente. Ir de avião é uma opção, mas para os que gostam de pegar estrada, a região de Mendoza também é acessível por carro, e rende uma bela viagem.
Quero compartilhar com vocês o trajeto que fizemos saindo da região de Joinville, Santa Catarina, até Mendoza, e algumas dicas importantes para quem for encarar essa viagem de carro, que também vale para outros destinos no país!
Do que você precisa para viajar de carro pela Argentina:
Acessórios obrigatórios:
Documentos obrigatórios
Dinheiro:
Leve um pouco de pesos argentinos já do Brasil para que você consiga fazer o pagamento dos primeiros pedágios na Argentina. Apesar do câmbio aqui não ser dos melhores, isso te dá mais tranquilidade para seguir a viagem sem precisar fazer a correria do câmbio logo de cara. Se optar por levar alguma importância em dinheiro em espécie, a sugestão é sempre levar em dólares, que você irá conseguir uma cotação de câmbio mais interessante.
LEMBRETE: caso você esteja viajando com algum galão de combustível reserva, não é permitido entrar com combustível na Argentina. Por isso, deixe para abastecê-lo quando já estiver em terras Argentinas ou abasteça seu carro com o combustível reserva antes de cruzar a fronteira.
Roteiro
Trajeto Joinville/SC > Sant`Ana do Livramento (1090km)
O primeiro trecho de nossa viagem foi extenso, mas já dormimos na fronteira com o Uruguai. O caminho escolhido foi via BR101 até a cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, onde pegamos o acesso à BR290, sentido oeste.
Apesar de ser um trecho bastante longo, como todo o trajeto é realizado em sentido expresso, o rendimento da viagem é bom e, saindo cedinho, torna-se totalmente viável.
Nossa parada para o almoço foi um pouco antes de Torres, numa cidade chamada Vila Conceição.
Decidimos acessar a Argentina pelo Uruguai por algumas razões:
- 1 – O Passo Fronteiriço de Sant`Ana do Livramento com o Uruguai é muito bem estruturado, então você consegue fazer os trâmites para saída do país a qualquer hora e com bastante disponibilidade de guichês de atendimento;
- 2 – Fazendo esse percurso pelo Uruguai, você evita a rota que, pelos relatos dos viajantes, têm mais incidência de corrupção policial, que é a região nordeste da Argentina (Missiones).
Optamos por realizar os trâmites de saída e imigração na mesma noite em que chegamos na cidade, assim já poderíamos pegar estrada logo pela manhã, sem precisarmos parar para isso.
Nosso hotel foi o Hotel Confort Fronteira, que dispunha de um estacionamento amplo e um excelente café da manhã.
Sant`Ana do Livramento > Villa María (909km)
Já no Uruguai, cruzamos a estrada sentido oeste até a fronteira com a Argentina, em Paysandú. Ali também foi a nossa parada para o almoço. Optamos por almoçar no El Anden, um restaurante simples, mas com excelente comida e excelente atendimento. Não se espante com o aspecto pitoresco do local, a comida é bem gostosa.
Seguimos viagem até a cidade de Villa Maria, e nos hospedamos no Amérian Villa María Park Hotel. O hotel é um resort antigo, que conta com um restaurante servindo café da manhã e jantar também com um cardápio interessante, o que acaba sendo uma comodidade interessante para quem está na estrada.

Villa María > Mendoza (611km)
E no último dia, saímos com destino a Mendoza! O último dia da viagem foi um trecho mais curto, mas aproveitamos para sair cedinho e chegar ainda durante o dia no destino desejado!
DICA IMPORTANTE: é legal ter um estoque de comidinhas no carro, pois existem vários trechos em que você vai ter poucas opções de restaurantes e postos com conveniência. Então, ter alguns quitutes e bebidas da sua preferência para matar a fome ao longo do dia, é importante. Só não esqueça que não é possível cruzar as fronteiras com produtos orgânicos, como frutas, queijos, frios e outros, por isso, dê preferência para produtos industrializados. Além disso, dentro da própria Argentina, é possível que você cruze com alguns controles sanitários entre os estados (os tais ISCAMem), nos quais os produtos orgânicos também devem ser descartados antes de seguir viagem.
Viajar de carro pela Argentina é uma experiência enriquecedora e cheia de paisagens deslumbrantes. Espero que as dicas e o relato do nosso trajeto ajudem a planejar sua viagem de forma mais tranquila e segura.
Certifique-se de preparar todos os documentos e acessórios necessários, e aproveite cada momento da viagem. Boa viagem e até a próxima!
