Em nossas viagens para Mendoza existe outro destaque importante, e não são os vinhos. O leque de bons restaurantes em Mendoza é impressionante e faz qualquer um ficar na dúvida de qual lugar escolher para aproveitar cada uma das refeições nessa cidade tão gostosa.
Separei uma listinha de 10 restaurantes que adorei conhecer em Mendoza e deixo algumas fotos e informações adicionais para ajudar você na sua escolha e ainda um bônus de alguns cafés e gelatos que valem a pena conhecer na região.
Azafrán
Essa é uma casa muito concorrida na cidade, que leva seu selo de Estrela Michelin, e aos interessados, é importante fazer a reserva com antecedência – que pode ser feito diretamente pelo site. Lá você também tem acesso ao menu disponibilizado na temporada, sendo que a casa só trabalha com menu de passos (opção de 6 ou 10 passos). Nela você não encontra o “ouro” de bandeja: você só tem acesso a lista dos principais ingredientes utilizado em cada um dos pratos, mas a apresentação do prato, você só descobre na hora. Você tem a opção de seguir com o menu harmonizado ou ir até a adega e, com a ajuda do sommelier, escolher a melhor combinação de vinhos para orquestrar com seu jantar (nós preferimos escolher nossos próprios vinhos para a ocasião).
Os atendimentos são realizados com hora marcada (tanto que chegamos alguns minutos antes e tivemos que aguardar na porta do restaurante até que a casa estivesse apta a nos receber). O atendimento é bastante profissional e cortês e a cada prato apresentado, você recebe uma explicação detalhada do que está sendo servido.
O Azafrán tem aquela proposta de ter um menu diferenciado e oferecer ao longo do jantar, uma experiência gastronômica, em que você tem a alegria de poder visitar novas sensações e sabores – vide a que eu tive com uma das entradas servidas, que era um macaron com recheio à base de carne de cordeiro (sensacional!).

O ambiente é muito bem decorado e são poucas mesas, o que torna a experiência bem intimista. O preço acaba acompanhando a proposta mais requintada do restaurante. Se você estiver com uma verba legal para viagem, sinceramente, acho que é uma experiência que vale o investimento.
Bigalha
Quase em frente ao Azafrán temos uma casa de pizzas (e sanduíches também), em que damos uma passada sempre que estamos em Mendoza. A proposta do local é descontraída e cabe muito bem para um jantar mais informal depois de um dia de vinícola (e de muita comida também, se você acabar indo para os almoços harmonizados, como eu contei um pouco nesse post aqui).
O Bigalha oferece uma pizza estilo Napoletana, com massa de longa fermentação.

São pizzas que, sem tanta fome, servem muito bem 2 pessoas, e são muito bem preparadas!
La Marchigiana – Palmares
Se você estiver voltando da região de Luján de Cuyo ou Maipú (onde boa parte das vinícolas ao redor da cidade estão sediadas), você irá passar nas proximidades do Palmares Shopping Center (falei um pouco mais sobre ele nesse post aqui). Lá você vai contar com muitas opções de bons restaurantes e, entre eles, o La Marchigiana, que também tem uma unidade na área central de Mendoza. O restaurante é uma clássica cozinha italiana, muito bem decorada, com excelente atendimento e um menu bem diverso, que serve além das clássicas massas, carnes e peixes também. As massas são muito gostosas, mas minha pedida para aquela noite, acabou sendo um peixe, um abadejo ao molho de laranja, que estava muito bem preparado também. Agora, se você estiver apto a provar uma massa – eu tive a chance de experimentar – não deixe de pedir, porque acredito ser a estrela da casa!

Montecatini
Outro clássico italiano, esse no centro de Mendoza, a poucas quadras da Avenida Las Heras. Aqui o ambiente é mais simples, mas o atendimento e a comida são espetaculares. O garçom que nos atendeu deu um show de profissionalismo. Estávamos em 6 pessoas na mesa, fizemos o pedido de bebidas, entradas e prato principal com detalhes de modificações nos pratos, e todos os pedidos vieram na ordem correta e sem erros! É aquele atendimento clássico que encontramos também em algumas cantinas de São Paulo, com garçons de carreira dentro da casa, sabe? Excepcional!
O couvert estava delicioso – era uma cesta de pães feitos na casa – e muito bem feitos. De prato principal uma massa, divinamente preparada também.

Se você quer comer bem, com bom atendimento, um ambiente mais informal e um preço justo versus a qualidade da comida, o Montecatini é uma ótima pedida.
Estancia La Pasión
O Estancia La Pasión é outra casa vizinha ao Azafrán. O ambiente é bem simples e o carro chefe da casa acabam sendo os típicos pratos Mendocinos – carne e empanadas. Visitei o local com expectativa bem alta, pois eles colecionam avaliações bem positivas no Google, e, apesar de ter gostado da comida, estava esperando um “algo a mais” da experiência, depois de ter visto tantos comentários positivos.
As porções são bem generosas, então pode escolher os pratos sem emoção para não acabar desperdiçando comida rs.

Talvez a dica seja optar pelos cortes de carne individuais, que pelo que espiamos dos nossos vizinhos de mesa, acabam vindo com o ponto mais bem acertado do que veio o nosso corte (pedimos um Ojo de bife de 800g).
Pizzaiolo
O Pizzaiolo fica localizado na Sarmiento e é uma boa casa para qualquer hora do dia: com cardápio bem amplo e horário de atendimento bem flexível, você consegue almoçar, jantar, ou encaixar um brunch ou lanchinho da tarde a quase qualquer momento – o que acabou sendo o nosso caso. Em nosso dia turistanto pela cidade de Mendoza, fizemos um pit stop para uma taça de vinho e algumas empanadas. Não foram as melhores empanadas da minha vida (e acredito não terem sido assadas no forno à lenha, como promete o restaurante), mas ainda assim estavam bem preparadas e cumpriram com o propósito de um pequeno almoço encaixado na agenda do dia, estando em um lugar muito acessível para quem está explorando a região.

La Florencia
O restaurante também é um clássico Mendocino. No cardápio, boas opções de cortes de carne e uma boa carta de vinhos no cardápio (acho que essa é praticamente lei nos restaurantes de Mendoza). O ambiente é agradável, com mesas no térreo e piso superior, bom atendimento e preço justo também.
Anna Bistro
A Anna Bistro é uma delícia de restaurante. O primeiro atrativo do local, sem dúvidas, acaba sendo o ambiente, que é extremamente aconchegante e te faz logo querer entrar e pedir uma taça de vinho rs.
No cardápio, há muita variedade de opções para você conseguir variar um pouco o cardápio da parrilla (ou caso queira,os cortes clássicos bovinos argentinos também estão lá). Nossa pedida, por exemplo, foi um Gigot de cordeiro e, sinceramente, é um prato que valeria repetir, porque estava divinamente bem preparado (ele é cozido por 8h). O bistrô tem uma área externa e também tem cardápios de café da manhã e brunch, além de ter uma área externa super gostosa, portanto, quase não tem desculpas para não dar uma chance para o Anna Bistrô na sua visita à Mendoza.

Carolino Cocina de Estación
O Carolino é uma casa que me conquistou muito. Ali eles conseguiram unir um conjunto de características que faz você se encantar com o lugar: excelente atendimento, excelente cozinha, num ambiente muito acolhedor. O Carolino é aquele tipo de restaurante que serve uma comida com preparação sofisticada, mas em quantidade bastante adequada para você não sair com fome. O cardápio conta com opções bem variadas e, além do menú a la carte, o restaurante também oferece o menu de passos com opção de harmonização. Acho que aqui o “tanto-faz” acaba caindo muito bem, porque qualquer escolha no Carolino, vai ser um acerto! Na minha visita à casa, minha aposta foi no salmão rosa com crosta de limão e batatas, acompanhada de cous-cous. Estava divino!

Abrasados
Esse é um restaurantes que me deixou em dúvida se deveria trazê-lo aqui ou na sessão de vinícolas (aqui está ela, caso ainda não tenha visto, tá imperdível!). O Abrasados é uma experiência a parte e ele fica anexo à Bodela Los Toneles, uma das poucas vinícolas que fica bem próxima do centro de Mendoza.
O Abrasados é outro que conta com Estrela Michelin, e na minha humilde opinião, é digno dela! O restaurante oferece tanto o menu a la carte quanto a opção de menu de passos harmonizados – e essa última foi a nossa opção quando estivemos por lá. O Abrasados acaba sendo impecável em praticamente tudo – ambiente, atendimento e comida! Vá com fome, pois o menu, apesar de ser de passos, acaba servindo excelentes porções em cada um deles e é imperdível desde o início, quando é servido um couvert de pães e croissants fenomenais! Fico até receosa de detalhar cada um dos passos, porque tenho medo de cometer injustiças, dando mais ênfase para um ou para outro, mas tudo é divinamente preparado, isso eu posso atestar. Sugiro dar uma olhada com carinho no primor do preparo da sobremesa, que imita um limão siciliano! Só daí você já pode imaginar o quão bem preparado é cada um dos pratos, né?

Fica registrada minha recomendação para o restaurante – e minha nota mental de revisitá-lo quando estiver em Mendoza.
PEZ
Sim, eu trouxe um restaurante de sushi para a nossa lista! E posso dizer que visitei a casa em duas oportunidades quando estive em Mendoza. O sushi servido pela PEZ já começa ter aquela influência da comida latina, com presença do avocado. As peças vêm muito bem montadas, com excelente apresentação e de muito bom tamanho. Acabamos pedindo o gravlax, que é um salmão marinado, muito gostoso. O restaurante é bem pequenino e acabamos sentando num balcão lateral quando estávamos lá. O que acaba tirando um pouquinho do encanto da experiência é o tempo de espera na cozinha, que em ambas as oportunidades acabou sendo bem longo. No mais, os pratos são muito gostosos e pode ser uma boa pedida para um jantar mais informal!

Mendoza é uma cidade que vai muito além dos seus famosos vinhos. A diversidade e qualidade dos restaurantes locais são impressionantes, tornando cada refeição uma experiência única e memorável. Espero que minha lista de 10 restaurantes favoritos ajude você a escolher os melhores lugares para aproveitar a gastronomia dessa cidade encantadora. Além disso, não deixe de conferir as dicas de cafés e gelatos que compartilhei aqui que também valem a visita.
Boa viagem e bom apetite! 🍷🍽️

Quanta opção apetitosa. Cidade maravilhosa! Voltarei várias vezes. Deu água na boca só de ver as imagens
Mendoza é uma cidade que vale a pena repetir várias vezes só pelas opções gastronômicas mesmo! E se juntar com os outros atrativos da cidade e de seus arredores, aí a revisita fica ainda mais tentadora!